Apresentação e Boas-Vindas

Sejam bem-vindos a este paraíso!

Nós somos dezassete jovens, curiosos e irreverentes, como todos os adolescentes, e estudamos na ESG (Escola Secundária de Gondomar), na turma 13 do 12º ano (2014/15). Somos alunos do  ensino profissional, do curso Técnico de Análise Laboratorial.

Este é o nosso cantinho virtual. A nossa aula de Português online. Aqui vivem diversas aprendizagens. Aquelas que nos vão fazendo (re)descobrir o mundo. Aquelas que podem melhorá-lo… Por isso, aqui é também um pedacinho do paraíso.

E a primeira tarefa, proposta pela nossa professora, relaciona-se com um texto dramático – Felizmente há luar, de Luís Sttau Monteiro.

Boas viagens!

os alunos do 12º 13

Felizmente há luar (1)

6018056

A obra de Luís Sttau Monteiro não só permanece viva no programa de Português do Ensino Secundário (por mais um ano letivo, é certo), mas também afirma a sua atualidade no mundo ocidental, em que aparentemente as ditaduras caíram.

Convidados a partilharem os seus gostos e as suas preocupações, os alunos da turma 13 do 12º ano (2014-15) da ESG trouxeram para a aula uma canção de intervenção. Sobre ela falaram, com ela se emocionaram e comprovaram a atualidade da mensagem da obra. Lembraram Matilde de Melo, companheira do General Gomes Freire de Andrade, um alvo a abater por aqueles que (ab)usam (d)o poder.

Vamos então ver o que eles escolheram e por que razão.

IA

Publicado por

isauraafonseca

Professora do Ensino Secundário - Português

5 opiniões sobre “Apresentação e Boas-Vindas”

  1. Muito obrigada, Ana!
    Não sou só eu que estou de parabéns mas também, e principalmente, estes alunos que fizeram as suas escolhas musicais para apresentar à turma e que continuarão aqui a postar as suas reflexões, os seus comentários, os seus trabalhos de aula… e outras tantas coisinhas.
    Pedi emprestado o “padlet” da tua turma do oitavo ano (criado, e bem, por ti), porque, mesmo não dando a “Saga”, este magnífico conto da nossa Grande Sophia é muito bem-vindo a este Paraíso! (Ora, vê nos links de interesse.)
    beijinho,
    IA

    Gostar

  2. Parabéns a todos os jovens (incluindo a professora ) envolvidos neste magnífico trabalho onde se verifica que, para além de muitos outros aspetos, ainda, há bom gosto musical e, acima de tudo, preocupação social. Continuem nesta saga paradisíaca de reflexão e colaboração, que acompanharei com muito carinho.

    Gostar

  3. Muito obrigada, Etelvira, pelos parabéns, pelo comentário e por teres tratado tão bem este blogue, que, de meu, só tem o endereço eletrónico! Os alunos é que fazem a tal (como tu lhe chamas) “saga paradisíaca de reflexão e colaboração”. Eu só “dou um empurrãozinho”!
    Em nome de todos, um beijinho e bom Carnaval!
    IA

    Gostar

Deixe um comentário