Mensagem

thumb-744-capas-para-facebook-fernando-pessoa

Mensagem (1934), a única obra que Pessoa publicou em vida, ganhou um polémico 2º lugar no Prémio Antero de Quental (categoria de «poema ou poesia solta»), promovido pelo Secretariado Nacional de Informação, órgão de propaganda do Estado Novo.

Mensagem_1934

Inicialmente esteve para se chamar Portugal. Mas o poeta considerou o título redutor, dada a mensagem espiritual que queria (também) transmitir.

Entremos na obra, pela voz de Elba Ramalho, com um poema, que inicia com a palavra “Deus”, sugerindo já essa espiritualidade. E, devagarinho, tentemos descobrir outras linhas de leitura: um herói ungido e abençoado por Deus, com uma missão a cumprir; valorização de um povo e dos seus feitos passados (o épico); um lamento numa súplica (o lírico); o sonho…

Regressemos ao lado de cá do Atlântico e ouçamos Dulce Pontes, com o mesmo poema. Poderemos assim também comprovar o que já fomos descobrindo no primeiro videoclip e até mesmo ir um bocadinho mais longe… 

Boas viagens, pela mão e pelo sonho de “O Infante”!

IA

Anúncios

Publicado por

isauraafonseca

Professora do Ensino Secundário - Português

2 opiniões sobre “Mensagem”

  1. Apesar de gostar bastante de Dulce Pontes, acho que Elba Ramalho consegue expressar melhor as inúmeras mensagens que podemos captar na “Mensagem”. O facto de a cantora brasileira pronunciar mais claramente todas as sílabas ajudou com certeza..
    Uma boa semana para todos.
    Bj
    D.

    Gostar

  2. Peço desculpa, Dolores, mas não vi este comentário.
    Confesso que partilho a tua opinião. Acho que a Elba Ramalho “dá” mais emoção ao poema, principalmente no verso final, em que a súplica tem de ser bem marcada, sendo a interpretação da Dulce Pontes mais sóbria e, digamos, mais técnica, enfim menos emotiva!
    beijinho e bom fim de semana!
    IA

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s