Tenho de ou Tenho que?…

Aluno – Professora, diz-se tenho de ou tenho que?

Professora – Diz-se das duas maneiras, P… Mas com sentidos diferentes.

Aluno – Como assim?…

Professora – Quando se utiliza tenho de, o verbo ter é auxiliar de um outro e exprime necessidade, dever, obrigação. Aliás, é um dos verbos que é marca linguística da modalidade deôntica de obrigação… Em, por exemplo, “Hoje, tenho de sair mais cedo!” expressa-se uma necessidade, ou seja, o verbo é sinónimo de “precisar de” e poderíamos dizer: “Hoje preciso de sair mais cedo!“. Quando se utiliza tenho que, ter é verbo principal e que introduz uma oração subordinada. Ora vê esta frase: “Hoje, tenho que fazer, não posso sair contigo!“. O verbo ter tem como complemento direto a oração subordinada.

Aluno – E é completiva a oração? Que é conjunção?

Professora – Parece, não parece?… Mas tenho dúvidas. Penso que aquele que é pronome relativo e refere-se a um pronome indefinido ou a um demostrativo elidido. A frase inicial deveria ser qualquer coisa deste género: “Hoje, tenho MUITO (muita coisa) que fazer.” ou “Hoje, tenho o que fazer.”… E aqui está uma boa estratégia para tu distinguires as duas expressões pois, quando se usa tenho de, não consegues fazer o que eu fiz com o último exemplo. Ora vê: “Hoje, tenho muito (muita coisa) de sair mais cedo!”. Não funciona, pois não?! E com a segunda hipótese também não. “Hoje, tenhode fazer.“!…

Aluno – Pois… Não funciona, não! Mas o melhor, para mim, é eu pensar na primeira estratégia, tipo, substituir o tenho de ou tenho que por preciso de e vejo logo se dá, se tem o mesmo sentido.

Professora – É uma boa estratégia, de facto!

Aluno – E a oração?… É subordinada completiva?

Professora – Esse é um mistério que terei de desvendar… Talvez tenha de fazer uma pequena viagem de comboio. Numa certa Carruagem 23!…

IA

Atrever-me-ia a dizer que a oração destacada em "Hoje, tenho que fazer.", considerando que corresponde a "o que fazer.", se classifica como oração subordinada substantiva relativa. Mas aguardo resposta de mestre...
Anúncios

Publicado por

isauraafonseca

Professora do Ensino Secundário - Português

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s