Antecipando a Páscoa, com São Patrício…

Na ESG, o grupo disciplinar de Inglês celebra hoje o dia deste santo tão irlandês e convida alunos, professores e funcionários a vestirem uma peça verde.

Aqui fica, “surripiado” de site brasileiro, uma brevíssima apresentação do santo.

IA

“Já imaginou andar pelas ruas de Dublin e dar de caras com um homenzinho com o aspeto de Gandalf, personagem mítica do Senhor dos Anéis? Pois acredite, a Irlanda já esteve repleta de Gandalfs, não só pela aparência mas também porque rodeados de mistério e dotados de poderes sobrenaturais, ou seja, espécimes dignos das perseguições que já se faziam sentir por parte da Igreja Católica, no século V. Foi nesse ambiente de contrastes e afirmação da fé cristã que surgiu a figura de São Patrício, um jovem ex-escravo e sacerdote, incumbido de levar a doutrina Cristã para a Ilha Verde. (…)

São Patrício foi um diplomata daquele tempo. Ao contrário do que acontecia no resto da Europa, onde a fé católica era imposta pelo Império Romano, muitas vezes com apelo a conflitos armados, São Patrício foi muito mais inteligente e sagaz. Quis conhecer intimamente as crenças dos Druidas e, pouco a pouco, foi misturando elementos da fé cristã com os da cultura local. Querem um exemplo? O trevo! Elemento mais irlandês do que este não há e não foi, de facto, nenhuma inovação trazida pelo santo. A população pagã de cultura celta também já acreditava no conceito de uma trindade, só que, para ela, a representação era corpo, alma e mente. São Patrício apenas “adaptou” algo que já existia e passou a doutrinar os Druidas, usando o trevo para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Nem é preciso dizer que o que já era bom ficou ainda melhor, não é? Trino e Santo, pronto! Era aquilo de que os Druidas precisavam para simpatizar com fé cristã.”

in, https://www.e-dublin.com.br/entenda-quem-foi-sao-patricio/ (texto adaptado)
Anúncios

Publicado por

isauraafonseca

Professora do Ensino Secundário - Português

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s