Intervalando exames com Jornadas Pedagógicas na ESG

Foram três as intervenções de quem sabe – e bem – neste domínio, mas destaco uma. Por dois motivos. O primeiro é de natureza afetiva: foi meu colega e coordenador de departamento na ESG. Com ele aprendi muito.

O segundo prende-se (ou solta-se?) com o percurso escolhido para a sua apresentação, de que destaco os dois videoclips e as palavras em maiúsculas, que fui casando livremente ao longo da minha tomada de notas e que registo aqui.

“Porque o professor é um CRIADOR!

Por isso, AUTOR de percursos pertinentes para aprendizagens significativas…

que são da sua AUTORIA e concomitantemente da AUTORIA do aluno que se (re)cria, pela aquisição/construção do(s) saber(es), “nesse caminho duro / do Futuro”, como profetiza o poeta Miguel Torga…

E todo este processo implica também o princípio da AUTORIDADE…

Uma trindade da mesma família de palavras, com que se vai (re)fazendo o processo de ensino/aprendizagem…”

 
“O mais importante na vida
É ser-se criador — criar beleza.

Para isso,
É necessário pressenti-la
Aonde os nossos olhos não a virem.

Eu creio que sonhar o impossível
É como que ouvir a voz de alguma coisa
Que pede existência e que nos chama de longe.

Sim, o mais importante na vida
É ser-se criador.

E para o impossível
Só devemos caminhar de olhos fechados
Como a fé e como o amor.”

 

António Botto (1897-1959), "O mais importante" in «Canções» (1920)
Tradução para inglês de Fernando Pessoa em: «Songs» (1930) 
Música: Bernardo Sassetti (1970-2012), "Inocência - Movimento I"

É um facto: às vezes, um tropeção ajuda-nos a crescer, ou seja, a cheirar (leia-se também fazê-lo nosso, porque o inspiramos) o saber… Isto é também o cheiro dos livros!

Muito obrigada, JMA, pela sensível e criativa apresentação nestas jornadas que hoje foram e que pretendiam provocar uma reflexão subordinada ao tema Caminhos para o sucesso escolar: oportunidades e desafios.

IA

Anúncios

Publicado por

isauraafonseca

Professora do Ensino Secundário - Português

5 opiniões sobre “Intervalando exames com Jornadas Pedagógicas na ESG”

  1. Muito bem, Isaura. Também eu guardei esta apresentação! Feliz é o professor que é criador e felizes são os alunos que têm esse professor criador que faz deles alunos criadores. Beijinhos. 🙂

    Gostar

  2. Obrigada, Etelvira, pelas tuas palavras!
    Enfim, vamos criando (nós duas e muitos mais, graças a Deus!) na medida do possível…
    E tu, tu foste/és um elemento crucial nesta minha criação, que se chama Bem-Vindo ao Paraíso, o qual se vai (re)criando pelas/com as aprendizagens de vários alunos. Sem eles, o blogue não era Paraíso, de facto!
    beijinho,
    IA

    Gostar

  3. Pois é, lindas! Duas autoras supercriativas (cada qual ao seu jeito) que dá gosto acompanhar! Porém, uma delas ainda não deu continuidade ao mote “Ei-l@s que partem” e eu sei que a poesia lhe corre nas veias. Por isso, tenho um convite e uma encomenda para o dia 14 de julho. Além da sua companhia, menina poetisa Isaura, gostava de uma versão mais alegre para este mote que pudesse ser usado em contraponto ao original “Ei-los que partem…”
    Deixo-lhe o o link que me inspirou: https://www.youtube.com/watch?v=A1Mc-Obm2Y8
    bjinho e boa música ou poesia

    Ana

    Gostar

  4. Obrigada, Ana e JMA, pelos vossos comentários!
    Quanto ao dia 14 de julho, Ana, ando a ver o que consigo fazer para ir de passeio, mas uma coisa é certa: comigo ou “semmigo” a versão mais alegre (espero!) do “Ei-los que partem” irá. Já estou a tratar da dita, agora que entreguei as provas de exame.
    Darei notícias, quando houvermos letra de canção mais colorida.
    beijinho para os dois;
    IA

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s