Diário do Paraíso – fragmentos de uma visita de estudo (1)

Luís – o poeta e o homem

Depois do teatro, a apreciação crítica. 

A pares, os alunos tornaram-se num jornalista atento e crítico e fizeram texto a propósito do espetáculo a que assistiram. Eis fragmentos desses textos.

“Na passada sexta-feira, dia 24 de fevereiro, fomos convidados a assistir à representação da peça Luís – o poeta e o homem, pela companhia ETCetera, no anfiteatro Ballet Teatro, no Porto.

A companhia apresentou-nos Kátia Guedes, Pedro Miguel Dias e Nuno Martins nos papéis de dona Alice, menino Daniel e professor Luís, respetivamente. A ação desenrola-se no escritório do professor Luís (na sua casa), onde ele prepara as suas aulas. Mas surge-lhe um dilema: como captar a atenção dos alunos e fazer com que estes entendam a vida e a obra de Camões? É neste momento que surgem duas ajudas preciosas: o “menino” Daniel, historiador, e a dona Alice, a singela empregada doméstica do professor, que sugerem que se misture música ao assunto a lecionar. Com esta estratégia, os três viajam ao longo da história da literatura portuguesa, desde os seus primórdios, com algumas típicas cantigas da lírica trovadoresca – “Se eu pudesse desamar” (cantiga de amor), Dona fea, foste-vos queixar” e “Roi Queimado morreu com amor” (cantigas de escárnio e maldizer) – até Camões, passando pela sua lírica, com “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” e “Descalça vai para a fonte”, e acabando na Épica, com a colossal obra Os Lusíadas. (…)” 

Maurício Eduardo

(Carlos Eduardo, n.º 4, e Maurício, n.º 20)

“Dona Alice, o professor Luís e o “menino” Daniel mostraram aos seus espectadores, de forma detalhada e divertida, diferentes formas de abordar a lírica trovadoresca e camoniana. Através de canções, declamações e breves dramatizações, entusiasmaram o público, de modo a que este embarcasse numa viagem inesquecível, que, pela curiosidade que desperta, coloca lado a lado o nosso mundo e o de Camões. 

Tudo começa com o professor Luís, que tenta preparar as suas aulas  sobre Luís de Camões. Com a chegada de Daniel, o seu amigo historiador que se propõe a ajudá-lo, a preparação das aulas parece mais fácil. Até que surge dona Alice, a empregada do professor, que se intromete e opina sobre a conversa dos dois amigos. Luís decide então juntar Daniel e dona Alice  para encenar uma aula e tentar perceber como será a reação dos seus alunos.”

Leonor Manuel

(Leonor Susano, n.º 13, e Francisco Martins, n.º 5)

“A opinião do público, constituído por alunos do décimo ano da ESG, em relação ao desempenho dos atores  foi bastante positiva, considerando estes que a personagem que mais se distinguiu, e por isso mais apreciada por todos, foi a singular e única dona Alice, muito bem interpretada por Kátia Guedes. A sua bem-humorada representação foi conseguida com a cooperação de Nuno Martins (o professor Luís) e Pedro Miguel Dias (o “menino” Daniel).

A peça foi representada de forma simples e divertida, porém bastante didática, pois os alunos puderam rever a lírica trovadoresca e motivar-se para o estudo de Camões.”

Leonor Catarina

(Leonor Moreira, n.º 14, e Lídia Catarina, n.º 15)

“Todos os artistas tiveram uma excelente prestação e bastante envolvente. O ator Nuno Martins encarnou a personagem professor Luís, que leciona a disciplina de português e que não sabia como havia de falar aos seus alunos de Camões, de uma forma interessante e que os fizesse perceber bem essa matéria. Por isso, pede ajuda ao seu amigo Daniel. É Pedro Miguel Dias quem interpreta, e bem, esta personagem. É um historiador, que tenta ajudar o professor Luís, tratando sobretudo de aspetos biográficos do poeta. A atriz Kátia Guedes  representou a personagem dona Alice, uma senhora já de uma certa idade, que tem uma enorme imaginação e que, apesar de não perceber muito de Camões, tenta ajudar o educador com ideias inovadoras e muito engraçadas, criando, com os dois,  uma aula encenada muito dinâmica.”

Rita Rui

(Rita Oliveira, n.º 23, e Rui Martins, N.º 24)

Anúncios

Publicado por

isauraafonseca

Professora do Ensino Secundário - Português

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s