Diário do Paraíso – fragmentos de uma visita de estudo (2)

E os textos continuam…

“Com o fim de nos dar a conhecer melhor  vida do grande poeta português Luís de Camões, Kátia Guedes Pedro Dias e Nuno Martins interpretaram os papéis de dona Alice, menino Daniel e professor Luís, respetivamente.

Tudo começa com a inquietação do professor Luís, que procura novas técnicas para ensinar aos seus alunos a poesia de Camões, de modo apelativo e que os mantenha interessados nessa matéria. Quando chega Daniel, o seu amigo historiador, este dispõe-se a ajudar, até que aparece também dona Alice, a empregada doméstica do professor. Com estas duas preciosas ajudas, o professor decide dar-lhes/nos uma aula de português dramatizada. (…)

Assim, sugerimos uma ida ao teatro para assistir a esta magnífica peça, que, acreditem ou não, nos vai persuadir a ler mais poemas deste fantástico autor.” 

Sezília Negro

(Matilde Areia, n.º 19, e Renata Teixeira, n.º22 )

“No dia 24 de fevereiro de 2017, na sala Ballet Teatro (no Porto), o grupo ETCetera levou a cena a peça Luís- o poeta e o homem, deixando o público ao rubro, com apenas três personagens. Estas são a dona Alice, o professor Luís e o menino Daniel, representadas, respetivamente, por Kátia Guedes, Nuno Martins e Pedro Dias. 

Nesta peça, foram-nos apresentados dois momentos literários diferentes – a lírica trovadoresca e a produção poética de Camões.” 

Pedro Jesus

(Ana Leonardo, n.º 1, e António Silva, n.º 2)

“A atriz Kátia Guedes interpretou a brilhante e muito empenhada dona Alice (a empregada doméstica do professor Luís), que cantou e nos presenteou com um humor único”

O professor Luís, interpretado por Nuno Martins, revelou-se um homem com ideias fixas quanto à forma de apresentar as suas aulas sobre Camões (tanto o homem como o poeta).

Pedro Dias, que desempenhou o papel de “menino” Daniel, um especialista em História muito simpático e sempre pronto a ajudar, emprestava ironia a cada réplica.”

Mafalda Cardoso

(Mafalda Castro, n.º 16, e Rafaela Cardoso, n.º 21)

“No último dia 24 de fevereiro, o grupo ETCetera deslocou-se ao ballet Teatro para nos apresentar a peça Luís – o poeta e homem. (…)

Pudemos rever a lírica trovadoresca, com o “menino” Daniel a dedicar à dona Alice a cantiga “Dona Fea foste-vos queixar” e, por sua vez, esta retribuiu-lhe a graça com “Roi Queimado morreu com amor”. Foi um momento divertido e foi uma forma mais simples de captar a atenção de um público jovem.”

Gonçalo Jorge

(Gonçalo Silva, n.º 6 e Jorge Martins, n.º 11)

 

Anúncios

Publicado por

isauraafonseca

Professora do Ensino Secundário - Português

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s