Diário do Paraíso – fragmentos de uma visita de estudo (3)

E os textos continuam…

“Na passada sexta-feira (24 de fevereiro), as turmas de 10.º ano da ESG foram assistir à representação da peça Luís- o poeta e o homem, no Ballet Teatro, na Arca de Água, em plena cidade invicta. Os atores da companhia ETCetera Kátia Gomes, Pedro Dias e Nuno Martins interpretaram os seus papéis de forma original e criativa, o que, na nossa opinião, motivou bastante os alunos.

Para além dos atores terem feito referência a Os Lusíadas, de Luís de Camões, referiram também a lírica trovadoresca, que o antecede, de modo a introduzir a lírica camoniana, motivando assim os alunos. (…)

Na nossa opinião, foi um excelente momento de teatro e de aprendizagem, repleto de bom humor, o que facilitará o estudo de Camões.”

Tiago Neves

(Digo Neves, n.º 29, e Tiago Santos, n.º 28 )

 ” O professor Luís pretendia arranjar forma de dar as suas aulas sobre Camões de maneira diferente, com o objetivo de que os seus alunos entendessem melhor este autor. A dona Alice e o menino Daniel estavam dispostos a ajudá-lo nessa tarefa. Então, foram todos às origens da literatura portuguesa, começando pela lírica trovadoresca. Para cativarem o público, os três interpretaram cantigas famosas deste período literário: “Dona Fea, foste-vos queixar”, “Roi Queimado morreu com amor” e “se eu pudesse desamar”.

Estes poemas foram acompanhados com a explicação dos costumes da época. (…) É também de destacar, já na lírica camoniana, o soneto “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, cantado na versão de José Mário Branco.”

Tiago Samuel

(Samuel Paiva, n.º 25, e Tiago Costa, n.º 26)

“O público delirou com a forma como algumas das cantigas representativas da lírica trovadoresca – “Dona Fea, foste-vos queixar”, “Roi Queimado morreu com amor” e “Se eu pudesse desamar” – foram interpretadas e representadas, destacando-se o bom humor das três personagens: dona Alice, “menino” Daniel e o professor Luís. (…)

Após esta breve “compilação” de várias cantigas, eis que chega a parte principal da peça: a apresentação expressiva e envolvente do poeta Luís Vaz de Camões! Para além da sua lírica, é também abordada a sua obra mais conhecida, Os Lusíadas, com a declamação emotiva de dona Alice de excertos da Dedicatória, parte em que Camões dedica a obra ao rei D. Sebastião.”

As Marias

(Maria Inês, n.º 17, e Maria João, n.º 18)

“Durante a representação, o menino Daniel foi provocando a dona Alice, através de algumas cantigas representativas da lírica trovadoresca, tais como “Dona Fea, foste-vos queixar”, pois o amigo do professor Luís, apesar de ser uma excelente pessoa, estava sempre a “brincar” com ela. A dona Alice também não desperdiçou a oportunidade de lhe “responder à letra”, com a cantiga “Roi Queimado morreu com amor”.

Porém, não foram provocações banais, uma vez que foram um bom momento de revisão da matéria dada nas aulas de Português.”

Sousa e Santos

(Bruno Santos, n.º 3, e João Sousa, n.º 9) 

“Os poemas do grande Camões “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” e “Descalça vai para a fonte” foram cantados e dramatizados pelas três personagens em palco para cativar os alunos da ESG para o estudo da lírica camoniana. A atriz Kátia Guedes interpretou uma parte de Os Lusíadas – a Dedicatória a D. Sebastião – de uma forma cómica e num modo altivo, como se fosse um rei.

Esta peça despertou nos alunos da ESG interesse para as aulas de Português sobre o poeta, o que poderá fazer, talvez, com que muitos deles possam obter melhores resultados no próximo teste de avaliação. E tudo graças a esta companhia de teatro!”

Inês Cardoso e Pinto

(Inês Cardoso, n.º 7, e Inês Pinto, n.º 8)

Anúncios

Publicado por

isauraafonseca

Professora do Ensino Secundário - Português

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s