Neste segmento fílmico do épico realizado por Ridley Scott, podemos ver uma sociedade estratificada, com regras bem precisas, destacando-se convenções sociais bem rígidas (reparem que o herói, mesmo tendo o título de “Lord”, ou seja, é fidalgo, nobre, não pode olhar diretamente para a rainha-mãe, Lady Eleanor, sua suserana,) e o princípio de vassalagem (enquanto dialoga com a rainha e o novo rei, Robin permanece ajoelhado e preferencialmente cabisbaixo). Aliás, antes do encontro ele é advertido sobre o modo como proceder.
Repare-se também no símbolo do Cristianismo – a cruz – presente nas vestes destes nobres guerreiros.
Este é um filme que recomendo a quem quiser fazer uma breve revisão sobre as sociedades medievais. As relações e as convenções sociais influenciavam as relações interpessoais e vida emotiva/emocional (como já vimos nos cantares de amor, em que o sujeito poético se comporta com a dama como um vassalo o faz para com o seu senhor). Lady Eleanore, mãe do rei falecido, é obrigada a refrear a dor da perda do filho mais velho, porque só ela pode coroar o seu segundo filho, como novo rei.
O comportamento do rei recém-coroado também é significativo: preparava-se para recompensar o nobre que lhe trouxe a coroa mas, lembrando-se de que o pai do seu vassalo estava atrasado com o pagamento do imposto que lhe era devido, recuou no gesto de gratidão.
Espero que o vosso inglês esteja bem afinado, porque não há legendas!
Boas aprendizagens!
IA
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Eu sou um craque a inglês, stora, mas este aqui não percebi!
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Bem, na aula “damos um pulinho” aqui e todos juntos iremos perceber!
beijinho,
IA
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Pois eu vou ficar-me por “Tristão e Isolda” (de Kevin Reynolds, 2006), com mais alguns reflexos do filme nas aulas de Português do 10º ano:
Bjs
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E para orientar no visionamento, cá vai apontamento:
https://carruagem23.blogspot.com/2018/11/tristao-e-isolda-da-lenda-ao-filme.html
Bjs.
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